UM SIMPLES COPO DE ÁGUA COM AMOR…


 

1. A lição do Livro dos Números deste Domingo XXVI (Números 11,25-29)67 mostra-nos um Moisés, não dono de nada nem de ninguém, nada ciumento ou invejoso, mas livre, cheio de bem e de bondade, completamente a céu aberto, desejoso de ver, com olhos puros, o Espírito de Deus a operar maravilhas em todas as pessoas e através de todas as pessoas. Josué representa, neste texto, a figura sombria do ciumento.

2. O Evangelho deste mesmo Domingo (Marcos 9,38-47) segue o mesmo rumo, e mostra-nos um Jesus feliz por ver que o bem saltou as fronteiras do pequeno grupo que o seguia, sendo praticado também por pessoas de fora. João encarna aqui a figura do Josué do texto supracitado do Livro dos Números, e quer o bem todo para Jesus e o seu grupo, vendo com maus olhos que também outros o possam realizar.

3. Vê-se, no fundo da tela, que não basta querer o bem. Querer o bem nem sempre é bom. Por paradoxal que pareça, querer o bem pode ser mau. É, de facto mau, quando queremos o bem só para nós, ciumenta e invejosamente. Às vezes, os nossos maus olhos levam-nos a retirar o bem do alcance dos outros, e até a destruí-lo. Ora, o bem que divide e exclui nunca é bem. O bem mostra-se tal apenas quando faz comunhão, fraternidade, mesa, pão, água, pura alegria entre irmãos.

4. Um simples copo de água, dado com amor, pode trazer pela mão a eternidade, soberana lição de Jesus. Toda a atenção, portanto, às nossas mão, pés, olhos. A mão, que indica a nossa acção, pode fazer o bem ou o mal. Se faz o mal, é melhor cortá-la, como faz o lavrador cuidadoso aos ramos secos das videiras e das árvores de fruto. O pé, que indica o nosso caminhar, pode levar-nos por e para maus caminhos. Se nos conduz para o abismo, é melhor cortá-lo. O olho, que indica os nossos desejos de bem e de amor ou de cobiça, ódio, raivas e ciúmes, pode levar-nos à mesa da alegria fraterna ou ao ciúme e à inveja. Estas últimas maneiras de ver levam-nos ao mal, e, portanto, ao sentimento venenoso de queremos o bem só para nós. Aí está como querer o bem nem sempre é bom; pode ser mau. E é melhor arrancar este veneno.

5. A lição de Tiago (Tiago 5,1-6), que lemos e abandonamos este Domingo (no próximo começa a ler-se a Carta aos Hebreus) mostra bem que o rico é o que quer o bem só para si, retirando-o (roubando-o!) aos outros. Auto-exclui-se da comunhão, da bondade e da alegria da mesa fraterna. O resultado é a traça, o mofo, a ferrugem, a podridão.

6. Aí está, no ponto e em contraponto, a lição soberana do Evangelho de Jesus: um simples copo de água, dado com amor, pode trazer pela mão a eternidade!

António Couto

About these ads

2 respostas a UM SIMPLES COPO DE ÁGUA COM AMOR…

  1. E.Coelho diz:

    Assino por baixo!
    Um coração aberto percebe isto, diariamente, na sua vida e na dos demais irmãos; este coração, normalmente, sofre por se sentir impotente e a tendência-tentação é a de desistir e fechar o coração (e isso também se vê em nós e à nossa volta. Só mesmo os “pobres” continuarão a dar uma e outra e outra e outra vez, infinitamente o copo da água limpa que brota do seu coração, mesmo que essa água acabe desperdiçada.
    Abraço

  2. Paula Fernandes diz:

    Desde que para fazer BEM, não deverão ser todos e tudo bem-vindos?

    “O Espírito de Deus a operar maravilhas em todas as pessoas e através de todas as pessoas.”

    = Porque não faz acepção de pessoas.

    Grande lição de humanidade. Nem sempre presente no nosso dia-a-dia!

    Bem-hajam todos os que se esforçam pelo BEM e todos os que O praticam.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 274 outros seguidores

%d bloggers like this: