Outra sabedoria, outro saber, outro sabor


1. O Livro do Êxodo apresenta-nos um Deus surpreendente, voltado para nós, atento aos nossos problemas e deles sabedor, e que acode aos nossos gritos, mesmo que não os tenhamos dirigido a Ele. Leiamos com atenção este texto espantoso:

«23E aconteceu que, decorrido muito tempo, morreu o rei do Egipto. Os filhos de Israel gemiam debaixo da servidão, e clamaram, e o seu grito de socorro desde a servidão subiu a Deus. 24ENTÃO Deus OUVIU o seu gemido, e Deus RECORDOU-SE da sua aliança com Abraão, com Isaac e com Jacob. 25Deus VIU os filhos de Israel, e Deus SABE» (Ex 2,23-25).

Página sublime, em que Deus se revela como Aquele que está, com amor, atento à nossa vida, e que intervém na nossa história activamente e gratuitamente. De facto, o texto não diz que Israel dirigiu o seu grito a Deus. Diz simplesmente que Israel gritou, e que Deus OUVIU ENTÃO aquele grito. A novidade do Deus da Bíblia mostra-se toda neste sóbrio ENTÃO, que traduz o ainda mais sóbrio vau hebraico, que apresenta a intervenção de Deus, não como resposta a um pedido nosso, mas como Sua pura iniciativa de graça e liberdade.

2. Atente-se também neste discurso em dois tempos de Moisés no Livro do Deuteronómio, salientando a inciativa gratuita de Deus e exortando-nos à verdadeira Sabedoria bíblica SABE HOJE!): não assente naquilo que fizemos, fazemos ou faremos, mas naquilo que, por amor, nos foi feito, nos é feito e nos será feito:

«37Porque Ele AMOU os teus pais e ESCOLHEU a sua descendência depois deles, Ele TE FEZ SAIR, diante da sua face, com a sua grande força, do Egipto. 38Deserdou nações grandes e mais poderosas do que tu, para TE FAZER VIR e TE DAR a sua terra como propriedade, como HOJE. 39SABE HOJE e volta-o no teu coração: sim, o Senhor é Deus nos céus, no alto, e sobre a terra, em baixo, e não há outro. 40Guarda os seus estatutos e as suas ordens, que eu te ordeno HOJE para o teu bem e para o dos teus filhos depois de ti, para que prolongues os dias sobre a terra que o Senhor, teu Deus, TE DÁ todos os dias» (Dt 4,37-40).

Nestas admiráveis e saborosas páginas da Bíblia, a consciência do homem não é a auto-consciência daquilo que eu fiz, mas a hétero-consciência daquilo que me é feito e que eu sou HOJE chamado a reconhecer: «SABE HOJE e volta-o no teu coração: sim, YHWH é Deus nos céus, no alto, e sobre a terra, em baixo, e não há outro» (Dt 4,39).

3. SABE hoje e VOLTA-O NO TEU CORAÇÃO! Outra Sabedoria, outro saber, outro sabor. À outra luz do coração, que é onde arde o dom de Deus, Sabedoria de Deus, escrita nova de Deus no coração. Anúncio feito por Jeremias (31,33), cumprido no coração dos dois de Emaús (Lc 24,32) e que Paulo quer acender no coração de Timóteo (2 Tm 1,6).

4. Sociedade Missionária da Boa Nova, amigos, benfeitores, cooperadores: vamos saborear o que Deus fez, faz e vai continuar a fazer no coração querido dos seus filhos! Um coração habitado pelo dom de Deus é um coração missionário. 75 anos que Deus nos deu! Sociedade Missionária da Boa Nova, sabe-o e saboreia-o hoje e volta-o no teu coração, isto é, vira-o e revira-o à outra luz do coração!

António Couto

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: