A LIÇÃO DA SERENIDADE


1. Um luxo. Em pleno mar da Galileia, Os seus discípulos/apóstolos lutam, jesus_tempestadeaflitos, contra a tempestade que ameaça desfazer a pequena embarcação no meio do mar encapelado (Mc 35-41). E em claro contraponto, «Jesus, à POPA, dormia deitado sobre uma almofada» (Mc 4,38). Não nos esqueçamos que a POPA é a parte traseira e o lugar de comando da pobre embarcação (a parte da frente é a proa). Jesus permanece no comando da nossa barca, da nossa vida, ainda que muitas vezes nem nos apercebamos da serenidade da sua condução. A presença da almofada na pobre embarcação e do sono sereno de Jesus marcam bem o tom doce e tranquilo deste condutor diferente da nossa vida agitada. Não é a nossa agitação que conta. É o seu sono tranquilo.

 

2. Canta bem a Liturgia das Horas da Igreja:

«Se me colhe a tempestade,

E Jesus vai a dormir na minha barca,

Nada temo porque a Paz está comigo».

 

3. Tu falas, tu fazes, tu chamas, tu ordenas. Todos os caminhos vêm de ti, vão para ti. És tu o Senhor de todos os chamados, de todos os reunidos, de todos os enviados. Tu és a casa, a mesa, o caminho, o vinho, o pão, o peixe. Velas por todos: pelos pais, pelos filhos, pelos irmãos, pelos desfilhados, pelos órfãos, pelos desirmanados. Vela por nós, Senhor, orienta a nossa barca, deita-te tranquilamente à popa (Mc 4,38): o teu sono sereno há-de serenar as nossas tempestades.

 4. A tua palavra faz-se mansamente em nós (Lc 1,38), a nossa tenda alarga-se, invade-nos o espanto: quem são e de onde vêm todos estes? (Is 49,20-21). Sim, a nossa terra é bela e jovem (Sl 144,12), a nossa casa tem luzes em todas as janelas (Ez 36,33), os nossos campos cobrem-se de frutos (Lv 26,4; Sl 67,7; 85,13; Ez 36,29-30), as árvores de pássaros (Mc 4,32), aumenta o tempo da debulha, do canto, da vindima (Lv 26,5; Sl 126,6), multiplicam-se os nossos rebanhos, chegam carregados os nossos bois, estão repletos os nossos celeiros (Sl 144,13-14; Pr 3,10; Jl 2,24), cheios de vinho novo os nossos odres (Jl 2,24; Pr 3,10; Mc 2,22), a transbordar de azeite as nossas almotolias (1 Rs 17,14-16; 2 Rs 4,1-6; Jl 2,24; Mt 25,1-13), são de alegria os nossos dias (Dt 16,15; Sl 63,6; 126,2-3; Is 9,2; 65,18; Fl 4,4).

 António Couto

8 respostas a A LIÇÃO DA SERENIDADE

  1. E.Coelho diz:

    Eis o que acontece a quem é capaz de dizer:
    “VEJO UM RAMO DE AMENDOEIRA”!

    Apetece dizer-te, com as mesmas palavras que Jesus usou respondendo a Simão Pedro, no Evangelho de Mateus (16,17):
    – És feliz, António, (…),”porque não foi a carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus”
    (Nas tuas palavras, – que são PALAVRA – eu vejo o Espírito em acção!…)
    Abraço grande,
    Elisa

  2. Luisinha diz:

    Não tenho muitos conhecimentos católicos e para mim o objecto “almofada” é novidade, uma linda novidade e pude entender o seu simbolismo aqui. Como sou muito de me pôr a pensar… O que será que acontece quando Jesus desperta na nossa barca?…

    Paz e Bem!
    Gosto muito deste blog!

  3. José Frazão diz:

    Ó beleza descritiva, que nos eleva e nos encanta, e que tanto nos espanta, contrastando com a noite a verdade do dia, oferecendo na tempestade a bonança e a alegria, assegurando a todos nós, conhecidos e amados, em eterno alerta e vigia, a vitória sobre as trevas com a claridade de novos dias.
    Obrigado, D. António Couto

  4. manuela diz:

    “Jesus, à Popa, dormia deitado sobre uma almofada.” Se Jesus se deita à popa, parte traseira da barca, e dorme serenamente, é porque confia em nós.

    Obrigada, Jesus, por confiares em mim!

    E é porque confias em mim que o mesmo acontece com os meus pais, os meus filhos, os amigos, os vizinhos, os colegas de trabalho e quantas vezes tantos desconhecidos.
    O teu sono sereno acalmou todas as minhas tempestades.

    Bem-haja, meu irmão em Cristo

  5. Carlos P. diz:

    Sempre ouvi dizer que Deus não dorme, mas o Filho, como humano que é, passou por essa necessidade, segundo nos diz a Bíblia em várias passagens.

    Quando estamos a travessar o Cabo das Tormentas, muito por culpa do ‘stress’ diário (muito trabalho ou a falta dele, problemas pessoais, etc.) custa-nos ver gente a dormir quando estamos todos aflitos para tentar salvar a embarcação e as nossas vidas, inclusive dAquele que está a dormir mansamente, cuja presença até passa despercebida.

    Faz-me sentir a Tua presença serena na minha barca
    Faz-me sentir que me acompanhas
    Que os problemas do meu dia-a-dia o Teu coração arca.
    Trabalha o barro das minhas entranhas
    Para que Te vejam os meus olhos em luto.
    Dou-Te o leme da minha Vida – faz dele usufruto!

  6. Paula A. Fernandes diz:

    É um verdadeiro luxo, saber que a nossa vida é vigiada, minuto a minuto, pelo farol sempre atento que é Jesus e que Ele não nos deixa sucumbir, antes nos protege, em todas as tempestades.

    Mesmo quando não o sentimos!
    E quando não sentimos – tantas vezes não sentimos – não estamos serenos, embora interiormente saibamos que está lá.

    Põe-nos à prova, vezes sem conta e tantas são as que não correspondemos! Mas não se vai embora, nem se desilude.

    Muito obrigada a Jesus.

    Bom S. João para todos (o Santo do deserto que agora festejamos com folia).

    Obrigada a D. António, por tantas boas lições!

  7. Fidalgo diz:

    Só um mergulhador das águas profundas da Bíblia,como D.António Couto, pode extrair ideias novas, sugestões surpreendentes,uma visão mística estonteante,destas pssagens evangélicas tão nossas familiares e tão pouco vividas.Este mar é nosso,a condução da barca é da nossa responsabilidade,mas Ele está na mesma barca; a seu tempo acalmará a tempestade e chegaremos a porto seguro, sempre com Ele.
    Bem haja,D.António, por este segundos de meditação que proporcionou!

  8. Roberto Rodrigo Antolini diz:

    palavras importantes nesses tempos dificeis são sempre bem vindas

Deixe uma Resposta

