MOISÉS VISITA OS APOSENTOS DE DEUS


 

1. Ainda estamos dentro da maior Festa de Israel. Celebra-se hoje (28 deimagessss Setembro para nós; 10 de Tishrî para eles) a Festa do yôm kippûr [= Dia do Perdão]. A Mishna dedica-lhe um tratado significativamente intitulado YÔMA, à letra, O DIA. É «o dia» por excelência. É o dia da graça, do perdão, da condescendência. A Festa da brancura. Único Dia em que o sumo-sacerdote entrava antigamente na parte mais santa do Templo, chamada SANTO DOS SANTOS, isto é, SANTÍSSIMO. Acariciava o rosto de Deus com sangue, que tem na Bíblia sentido unitivo e familiar, e implorava o PERDÃO para os seus pecados e para os pecados de todo o povo.

 2. No passado dia 19 de Setembro (1 de Tishrî), os judeus celebraram o Dia de Ano Novo (rosh ha-shanah). Esvaziaram simbolicamente os bolsos do cotão antigo e vestiram de branco, e deram início a dez dias de penitência, que culminaram hoje no Dia Perdão de Deus.

 3. No próximo dia 3 de Outubro (15 de Tishrî), inicia-se a Festa das Tendasdanceroda (Sukkôt), Festa que manifesta a alegria das colheitas abençoadas por Deus. É uma Festa a céu aberto, pois a cobertura das tendas nunca deve ser tão espessa que não nos deixe ver Deus, e que não deixe Deus ver-nos a nós.

 4. Esta forte mancha festiva a abrir o Outono (e o Ano para os judeus) mostra uma intensa familiaridade entre os judeus piedosos e o seu Deus. Esta vincada proximidade pode fazer-nos bem também a nós e a todo o ser humano. Dentro desse espírito, apresento hoje uma visita de Moisés aos aposentos de Deus, narrada no Midrash Tanchuma.

 5. Diz então a história que Deus mostrou a Moisés todos os aposentos dos tesouros do Céu, onde se encontra reunida a recompensa dos justos. Conforme Moisés ia visitando os sucessivos aposentos, repletos de tesouros preciosos, ia ficando cada vez mais extasiado e cheio de curiosidade, como uma criança deslumbrada.

 6. E como tal, perguntava: “Senhor do mundo, a quem está destinada este aposento do tesouro?” Deus respondeu: “Para aqueles que levam uma vida justa”. “E este aposento do tesouro?”, perguntou Moisés. “Esse é para aqueles que prestam ajuda aos órfãos”, disse Deus. E continuaram a percorrer, um após outro, inúmeros aposentos repletos de riqueza, até que chegaram a uma sala imensa, a perder de vista, repleta de bens valiosíssimos. À vista de tal maravilha, Moisés perguntou mais uma vez: “Senhor, a quem se destina este aposento imenso e deslumbrante?” Deus respondeu: “Quando alguém faz uma obra meritória, dou-lhe o que lhe cabe, tirando do respectivo aposento do tesouro. Mas se algém não fez nenhuma obra meritória, então dou-lhe gratuitamente, tirando deste imenso e inesgotável aposento”.

 7. A história quer mostrar que a linguagem que Deus melhor entende é a Graça.

 António Couto

2 respostas a MOISÉS VISITA OS APOSENTOS DE DEUS

  1. E.Coelho diz:

    Olá,

    Nas profundezas da minha mente encontrei uma fonte de perigo que pode estar nessa história, na qual – inclusive – caíram os primeiros cristãos e que é uma das “diferenças” entre os cristãos de hoje. A fé e as obras, ou as obras e a fé que ainda nos divide e que se desencadeou com a defesa da “sola fides”. É, pois, preciso ter cuidado ao ler e interpretar este conto.

    Abraço grande

  2. José Frazão diz:

    Obrigado, D. António Couto.
    Também eu sinto que é para mim e para muitos uma verdadeira Graça poder ler no seu blog tão belos ensinamentos, apresentados sempre com elevação, graciosidade e mensagem profunda… A vida é assim uma graça em curso, com o convite à partilha e à generosidade entre todos, para a encher e manifestar daquela Graça única que nos vêm de Deus…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: