IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA


 

1. «Fazendo memória da Toda Santa, imaculada, sobrebendita, gloriosa Senhora nossa, Mãe de Deus e Sempre Virgem Maria, juntamente com todos os santos, consagramo-nos a nós mesmos e toda a nossa vida a Cristo Deus». Assim se conclui, no rito bizantino, a oração que abre a celebração deste Dia, à qual a assembleia responde: «a Ti, Senhor!»

 2. É bom sabermos e sentirmos que as Igrejas do Oriente e do Ocidente, embora divididas entre si, nos dias 8 e 9 de Dezembro (8 no Ocidente e 9 no Oriente) juntam as suas vozes em maravilhosa harmonia para celebrar a Mãe de Deus no privilégio da Conceição Imaculada da sua humanidade.

 3. Bem sabemos, além disso, que os Coptos dedicam a Maria o inteiro mês de Kiahq, que coincide mais ou menos com o nosso mês de Dezembro, e os Caldeus, os Antioquenos e os Maronitas celebram, também nesta altura do ano, e durante pelo menos quatro Domingos, o tempo do chamado Sûbbarâ ou «Anunciação», Vinda de Deus ao nosso mundo, notícia após notícia, para abrir as nossas trincheiras e fazer nascer em nós um mundo novo.

 4. «Onde estás?», pergunta o Deus-Que-Vem por amor ao encontro da sua criatura. «Tive medo e escondi-me», respondemos nós, amedrontados. A narrativa exemplar de Génesis 3, que hoje lemos, desvenda todas as nossas inúteis estratégias de defesa: faz-nos ver como nós nos escondemos de nós mesmos e de Deus, e como alijamos facilmente as nossas culpas sobre os outros. Correcto, limpo, terapêutico, salvador, era assumirmos e confessarmos humildemente as nossas culpas. Mas não. Fugimos, escondemo-nos de nós, e respondemos: «Foi a mulher», e, em última análise, «foste Tu», porque foste Tu que me deste a mulher que me deu a comer aquele fruto! Aí estamos nós a fugir de nós mesmos, e a acusar os outros. E se não assumimos as nossas culpas, como podemos corrigir os nossos erros, e como podemos chegar a descobrir a realidade humana e divina do perdão? Sim, porque quando nos escondemos de Deus, também escondemos Deus.

 5. É usual dizer-se que esta conhecida página do Livro do Génesis narra a entrada do mal no coração do homem e no mundo. Mas do que se trata mesmo é da importância da relação do homem com Deus, e diz-nos que o mal entra no mundo quando o homem quebra esta relação e se desliga de Deus. Por isso também, daí para a frente, a Escritura Santa ocupa-se em mostrar que a resposta a dar ao mal não é o bem, mas o santo.

 6. Em perfeita consonância, aí está o Apóstolo a dizer o fundamental: «que Deus nos escolheu para sermos santos» (Efésios 1,4), isto é, para andarmos sempre na presença do Deus Santo. Ele é o Santo, Santo, Santo, que nos santifica.

 7. O ícone desta santidade, neste mundo, é Maria. Vale a pena contemplá-la demoradamente, como fazem as Igrejas do Oriente e do Ocidente. Ao contrário de nós, Maria, visitada por Deus, não foge, não se esconde de si mesma, não se esconde de Deus, não esconde Deus na sua vida. Tinha consagrado a Deus toda a sua vida, a sua virgindade. Não sendo usual no mundo judaico do seu tempo, esta maneira de viver está, porém, suficientemente documentado por parte de homens e mulheres. Ao contrário do homem do Génesis e desta sociedade em que vivemos, Maria não se esconde de Deus nem esconde Deus. Expõe-se, na sua simplicidade, ao imenso clarão de Deus. É assim que se expõe a Deus e que expõe Deus, recebendo e aceitando com amor intenso a sua nova Vocação que lhe vem de Deus. Maria vai ser a Mãe, não de um filho, mas do Filho há muito ansiado, esperado e anunciado nas páginas da Escritura Santa Antiga. É o Filho de Deus, totalmente consubstancial a Deus, e é o Filho de Maria, totalmente consubstancial à sua Mãe. Santa Maria, Mãe de Deus.

 8. Por isso, «Alegra-te, Maria», «não tenhas medo», «o Senhor está contigo». Alguns anos mais tarde, as mulheres que vão ao túmulo de Jesus ouvirão também a mesma música divina: «Alegrai-vos», «não tenhais medo». E nós, Assembleia Santa que hoje se reúne para celebrar os mistérios do seu Senhor e também de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, também estamos permanentemente a ouvir esta divina melodia. Portanto, irmãos amados em Cristo, Alegrai-vos, não tenhais medo, o Senhor está no meio de nós!

 9. «Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra». Deus chama, mas não impõe. A Maria, e a cada um de nós, compete aceitar Deus ou esconder-se de Deus. Maria aceitou, e, por isso, todas as gerações a proclamarão Bem-aventurada. É o que estamos hoje aqui a fazer: Bendita és tu, Maria, porque acreditaste em tudo quanto te foi dito da parte do Senhor! Bendito aquele que ouve a Palavra de Deus e a põe em prática!

 10. Esta celebração da nossa Mãe e Padroeira é um desafio imenso para o homem «em fuga» deste tempo, que se esconde de si mesmo, que continua a esconder-se de Deus, e que pretende esconder Deus, retirando-o da vida pública. Atravessamos verdadeiramente a «noite do mundo», onde «Cada um está sozinho no coração da terra/ atravessado por um raio de sol:/ e é logo noite», como bem escreve Salvatore Quasimodo. Homem deste tempo às escuras, engessado, exilado, escondido, volta para a Luz, reentra em tua casa, no teu coração despedaçado. Há-de por lá haver ainda, caída no fundo da alma, uma lágrima dorida e uma mão de Mãe à tua espera!

 António Couto

3 respostas a IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

  1. E.Coelho diz:

    Olá,

    Este não será o lugar mais adequado para colocar um ofertório, mas vou fazê-lo na mesma. Estou dentro do tema. Escrevi-o ontem ao fim da tarde para a celebração de hoje. (Usei expressões colocadas neste blog em 2008). Aqui fica, em jeito de partilha:

    1 – Duas velas acesas e a Bíblia entre elas -(O Verbo)
    -Ninguém jamais viu a Deus tal como Ele é. No entanto podemos conhecê-lo! Porque Ele é Amor e por amor se fez Homem no meio de nós.
    – Toda a Sagrada Escritura nos revela Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
    – A chama do Seu amor, a Sua Luz que nos foi dada, torna-se visível para nós, na Palavra encarnada, por teu intermédio Maria, Mulher de todas as esperas;

    2 – Flores para Maria – (Mãe)
    Cheia da GRAÇA de Deus, Senhora do Advento, tu mostraste-te disponível para escutar e acolher a Palavra, para receber o Filho, prometido à humanidade.
    – A ti, Senhora Imaculada, bela no teu SER desde sempre, trazemos estas flores, como quem dá flores à sua Mãe. Flores de bondade, de paciência e de esperança, de perdão, alegria e oração. Recebe-as com o nosso carinho;

    3 – Brinquedo – (de Criança)
    Somos tão modernos e tão cheios de coisas e de nós mesmos que nos esquecemos de ti, do Teu Filho e dos nossos irmãos, ignorados de todos nós.
    – Santa Maria, MÃE de Jesus e nossa mãe, conduz-nos pela mão, como criancinhas que somos, tal como levaste e cuidaste de Jesus. E fica connosco, porque precisamos muito de ti;

    4 – Coração -(de Jovem)
    Senhora da ALEGRIA, Menina de Deus bendita, que entregaste livremente e de mãos abertas o teu coração, recebe-nos a nós jovens e abençoa os nossos dias.
    – Ensina-nos a vivê-los como tu viveste os teus, sempre sob o olhar de Deus e a olhar para Deus. Sê nossa companheira e amiga,

    5 – Igreja – (Comunidade)
    RAÍNHA nossa , Mãe da IGREJA, nós te pedimos ajuda:
    – para nos perdoarmos e sermos mais pacientes;
    – para nos ensinarmos mutuamente;
    – para sermos pessoas boas;
    – para nos esforçarmos com alegria;
    – para sermos cada vez mais irmãos uns dos outros;
    – para rezarmos juntos mais vezes;
    Para sermos COMUNIDADE, uma comunidade onde brilhem todos os carismas;

    6 – Pão e Vinho – (Sacerdócio)
    Do meio do trigo e do pão, e do vinho do coração, ouvimos a tua voz a dizer: “Fazei tudo o que Ele disser ”. Pouco depois Ele disse aos que escolheu como diz àqueles que ainda escolhe: “Fazei isto em memória de mim”…
    – Recebe, Mulher Bem-aventurada, o PÃO e o VINHO, cumprimento da Promessa, Doação, Dádiva, vida partilhada, o Dom do SACERDÓCIO daqueles que aceitam ser teus discípulos.

    Elisa

  2. Luisinha diz:

    Que lindo é falar de Maria a nossa Mãe!
    Ela dá-me muita esperança e confiança em Deus. Nela eu sei que posso pousar toda a minha alma pois os seus braços sabem sempre o ritmo certo para me embalar…

    Paz e Bem
    Luisinha

  3. JOSE OLIVEIRA diz:

    Olá boa noite,
    AVE MARIA- Mãe,Mãe da Igreja,Mãe do Mundo
    Mãe de LUZ.
    CHEIA DE GRAÇA- Amor,dar-se antes de receber
    Mãe de Amor.
    SENHOR É CONVOSCO- Deus a escolheu,como exemplo
    Mãe do Senhor.
    BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES- Humanidade
    Mãe Semente.

    BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE- Servir,sofrer e morrer por nós Mãe do fruto

    E JESUS- Jesus,Verbo de Deus que se fez carne.PRIMEIRO E ULTIMO.
    Obrigado e até sempre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: