É POR AQUI A ETERNIDADE


 

Aqueles que passam por nós
não vão sós,
não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si,
levam um pouco de nós.
(Antoine de Saint-Exupéry)
 
Brotou água onde tudo era secura.
Paz onde morava a solidão.
E a certeza de que a sepultura
é uma cova onde não cabe o coração.
(Eugénio de Andrade)

 1. O louvor é para sempre, mas interrompe-se, pois o homem que canta os Salmos e se canta e decanta nos Salmos é o que menos se parece com a eternidade. Porque morre. E mesmo quando se salva da morte, é sempre antes de morrer que tal sucede. Se não fosse assim, como poderia dizer o seu louvor? Cristo, porém, levou até à morte as palavras dos Salmos que tinham sido ditas deste lado da morte. E ao ressuscitar, como primogénito de entre os mortos, devolveu-nos essas palavras que nos tinha pedido emprestadas, carregadas «agora» do louvor verdadeiro e eterno. Só uma novidade que nunca será substituída por outra novidade introduz no mundo um «agora» permanente.

2. Ao vinco da página, que representa a súplica no louvor, podemos agora acrescentar o sulco da morte. E devemos saber que, quando nos fixamos no passado, esquecendo a novidade da salvação, aí não está Deus. Mas se se tratar de uma salvação que apague o vinco da súplica ou o sulco da angústia e da morte, também aí não está Deus e tão-pouco há salvação. Não há salvação mais além da nossa morte se ela não arrebatar também o mais aquém da nossa morte.

António Couto

3 respostas a É POR AQUI A ETERNIDADE

  1. Filomena Magalhães diz:

    Hoje fixei.me no Salmo que diz”os nossos anos de vida chegam ao fim como um suspiro…
    Abrangem apenas trabalho e problemas.
    Em breve se vão.
    Fixar-me no passado é esquecer a novidade da salvação e a mensagem de amor que Jesus Crito nos deixou.
    A nossa vida nunca pode abranger apenas trabalho e problemas.
    Obrigada pela mensagem

  2. agraciada diz:

    A celeridade das palavras que se sucedem no texto,
    não me deixam estagnar numa mónada, mas conduzem-me num impulso a passar para outra e assim num contínuo como numa sucessão contínua!
    A clareza do pensamento que expõe as suas meditações leva a desejar viver em Cristo = Logos (pensamento) expresso em acto.
    Sei que por mim não vou, por mim o louvor não se eleva, porque me quedo prisioneira das vontades que me paralisam inerte nos erros do passado e no medo do futuro.
    A todo o pulsar do meu viver, onde o tempo se faz, preciso daquele sopro divino (o Espírito de Jesus) que me faça pular com a mesma leveza com que saltam as palavras no texto que acabei de ler.

    Agraciada a Deus
    pela sua presença em D. António Couto

  3. Dulce diz:

    D. António,
    Olá num Bom dia que Lhe desejo.

    Que maravilhosa esta chama de luz que aqui está presente e tão Viva…!Não me canso de a contemplar.

    É este o inequívoco Caminho de Fé que importa sigamos,
    na Esperança que sentimos e que frutifica em nós
    neste caminhar tão fraterno,
    neste caminhar de muita ternura,
    onde perseveraremos com Todos os que em nós viverão para sempre…
    e que só já não podemos mesmo é abraçar.

    E eu aqui, Convosco, partilho que sinto falta de alguns abraços que são hoje Vida muito presente em mim…mas também aqui a Fé que sinto me ajuda a encontrar a paz que preciso.

    Muito Obrigado D. António.
    As suas palavras são sempre uma maravilhosa oportunidade para nos examinarmos pela reflexão que juntos fazemos da palavra de Deus,
    para clarificarmos o sentido muitas vezes não perceptível “ab initio” do Evangelho,
    e que é tão importante aos nossos dias.
    Um abraço amigo.

    Dulce

Deixe uma Resposta

