SENHORA DA VISITAÇÃO


 

1. A liturgia deste Domingo IV do Advento, já quase em cima do Natal do Senhor, convida-nos a contemplar com amor emocionado algumas jóias da Escritura Santa.

 2. Em Primeiro lugar – porque o Evangelho tem sempre o primeiro lugar –, o Evangelho de Lucas 1,39-45. As Igrejas do Ocidente conhecem este episódio por «Visitação» de Maria a Isabel, enquanto que os nossos irmãos do Oriente preferem denominá-lo «Saudação» de Maria a Isabel. O episódio é deslumbrante, e começa por nos mostrar Maria a correr sobre os montes para ir ao encontro de Isabel. Ao correr sobre os montes, Maria reveste-se dos traços sublimes do mensageiro de Isaías 52,7, que diz: «Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a Paz, que leva Boas Novas a Sião!». Claramente, Maria aparece como portadora de Notícias Felizes. Mas, ao correr sobre os montes, Maria reveste-se também do perfume do amor novo do Cântico dos Cânticos 2,8, onde se ouve a amada a dizer: «A voz do meu amado, ei-lo que vem correndo sobre os montes!». Assim, com esta simples nota narrativa, Maria aparece-nos como uma Mulher Bela, Encantada, cheia de Alegria, Esposa Amada e habitada por Notícias Felizes, pela Notícia Feliz, isto é, pelo Evangelho em pessoa, Jesus, que Maria humildemente serve e ternamente apresenta, mais tarde a Senhora Odighítria, venerada nas Igrejas do Oriente, que com a mão aponta o caminho verdadeiro, o seu Filho Jesus, que leva ternamente ao colo.

 3. Seria bom que nos demorássemos longamente a contemplar esta figura de Maria, bela, leve e feliz. Contemplando esta figura cheia de beleza e de leveza, estamos já a ver, em contra-luz, o retrato dos Evangelizadores do Evangelho, também belos, leves e felizes e habitados por um amor novo: sem ouro nem prata nem cobre nem alforge nem duas túnicas. E, se olharmos agora um bocadinho para nós, verificaremos logo, em contraponto, que talvez levemos peso a mais!

 4. Esta Mulher Bela, Esposa Amada e Feliz saúda Isabel. Não pode senão encher de Alegria o mundo de Isabel, que irrompe naturalmente num hino de louvor, acrescentando mais umas palavras à oração da «Ave-Maria», iniciada pelo Anjo: «Ave [Maria], cheia de graça, o Senhor é contigo», disse o Anjo (Lucas 1,28). Acrescenta agora Isabel: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre [Jesus]» (Lucas 1,42), e aponta logo a seguir Maria como «Mãe do meu Senhor» (Lucas 1,43), desvelando o seu nome grande de «Mãe de Deus», começo da «[Santa Maria], Mãe de Deus».

 5. A segunda jóia da Escritura Santa, que hoje nos é dado contemplar, é o texto ilustre da profecia de Miqueias 5,1-4, que começa: «E tu, Belém de Éfrata, pequena entre os clãs de Judá, de ti sairá para mim aquele que será o governador (môshel) de Israel» (Miqueias 5,1). E termina, afirmando: «E ele será a Paz!» (Miqueias 5,4).

 6. Postando-se na esteira de luz de Isaías, Miqueias vê também que vai nascer um mundo novo. Mas de forma diferente do citadino Isaías, o camponês Miqueias não vê o mundo novo provir do Palácio ou do Templo da capital. Do Palácio e do Templo, do Rei e dos Sacerdotes, o humilde Miqueias apenas vê sair exploração, opressão, opulência, mentira e violência. É por isso que Miqueias critica asperamente os grandes da Capital que esbulham o povo, cortando a sua carne aos pedaços, e metendo-a na panela (Miqueias 3). Por isso, quando Miqueias ousa sonhar e vislumbrar um mundo novo, não é para a Capital que ele olha, mas para a província. E o condutor deste mundo novo não é um Rei nem um filho de Rei, mas um môshel, um governador sábio, simples e sensato, que governará o mundo com o sal da sua humilde sabedoria e da tradição. É por isso que evita Jerusalém, e se volta para Belém. Os Evangelistas Mateus e Lucas saberão ler muito bem esta preciosa indicação de Miqueias.

 7. A terceira jóia é o texto da Carta aos Hebreus 10,5-10, em que Cristo supera ao mesmo tempo o sacerdócio antigo e os sacrifícios rituais da antiga liturgia do Templo. Cristo é o novo Sumo-Sacerdote que inaugura um culto novo, oferecendo-se a si mesmo ao Pai, por nós, para nós. Nós somos do tempo, não das coisas e dos animais, mas da pessoa.

 8. Enfim, o Salmo 80(79), com o nosso desejo expresso de ver o rosto de Deus: «Mostrai-nos, Senhor, o vosso rosto, e seremos salvos!» E o Natal do Senhor ali mesmo à nossa beira!

 
Senhora da Visitação,
Que corres ligeira sobre os montes,
Vela por nós,
Fica à nossa beira.
É bom ter a esperança como companheira.
 
Contigo rezamos ao Senhor:
 
Dá-nos, Senhor,
Um coração sensível e fraterno,
Capaz de escutar
E de recomeçar.
 
Mantém-nos reunidos, Senhor,
À volta do pão e da palavra.
Ajuda-nos a discernir
Os rumos a seguir
Nos caminhos sinuosos deste tempo,
Por Ti semeado e por Ti redimido.
 
Ensina-nos a tornar a tua Igreja toda missionária,
E a fazer de cada paróquia,
Que é a Igreja a residir no meio das casas dos teus filhos e das tuas filhas,
Uma Casa grande, aberta e feliz,
Átrio de fraternidade,
De onde se possa sempre ver o céu,
E o céu nos possa sempre ver a nós.

António Couto

3 respostas a SENHORA DA VISITAÇÃO

  1. José Oliveira diz:

    Contigo rezamos ao Senhor:

    Aqui também se encontra as jóias deste Domingo.

    Dai-nos, Senhor,
    Um coração sensível e fraterno.
    Capaz de escutar
    E recomeçar.

    Obrigado, Feliz Natal e até sempre.

  2. António diz:

    Olá D. António Couto,
    Este tempo de preparação acabou em beleza.Maria a Jóia mais
    valiosa do mundo.Ela acreditou.

    Obrigado D. António por este poema belo,e nos lembrar que a bem
    amada, deve ser contemplada longamente.
    Um abraço.

  3. luis taborda diz:

    Voltei a ler hoje…um ano depois, este belo texto, que partilhei com o rebanho, que me foi confiado, há quase meio século, no ano passado, e vou voltar a partilhar neste Advento de 2013, apesar do desencanto e quase desânimo em que me encontro, face ao fastio e apatia de quase todo o rebanho desta freguesia.
    Obrigado D. António
    luis taborda

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