UM CORAÇÃO SAMARITANO


 

1. De há muito que seguimos Jesus no seu caminho para Jerusalém. No seu caminho, que é o nosso itinerário ou currículo de formação. É por isso que devemos pôr toda a atenção em tudo o que se passa. No episódio do Evangelho proclamado no Domingo passado (XXVII do Tempo Comum), Lucas 17,5-10, fomos nós que pedimos a Jesus: «Aumenta a nossa fé!» (Lucas 17,5). E Ele foi ao campo buscar a metáfora da semente pequenina e do serviço humilde e dedicado do servo que serve em tudo e sempre o seu Senhor.

 2. No seguimento imediato, o Evangelho proclamado neste Domingo XXVIII do Tempo Comum, Lucas 17,11-19, continua a glosar a temática da fé, e põe diante de nós dez leprosos que empregam todas as suas forças para, com voz grande, se fazerem ouvir por Jesus. É a Jesus que dirigem o seu pedido, nestes termos: «Jesus, Mestre, Faz-nos Graça!» (Lucas 17,13). Aquele «Faz-nos Graça!» soa, no texto grego, eléêson hêmãs, cujo eco ainda hoje ressoa no nosso «Kýrie, eléêson» («Senhor, Faz Graça»). «Fazer Graça» é um dizer muito bíblico, que o pensamento ocidental desconhece, com que nós pedimos a Deus que, como uma mãe cheia de ternura, nos embale nos seus braços e olhe para nós com o seu olhar carregado de bondade maternal. Note-se, porém, que esta relação maternal, carinhosa e gratuita, não assenta em nenhum determinismo. Não é movida pelos laços do sangue ou beleza atraente ou simpatia, mas é devida a todos, até aos inimigos e àqueles com quem não simpatizamos e excluimos das nossas relações.

 3. Note-se que os leprosos, devido à sua doença contagiosa, eram excluídos da sociedade, literalmente excomungados, e obrigados a andar longe dos povoados, não se podendo aproximar de ninguém. E, à vista de alguém, deviam gritar: «Impuro, impuro!», para que as pessoas se desviassem deles, de acordo com as prescrições que podemos ver no Livro do Levítico 13,45-46.

 4. Jesus escuta o seu pedido, e manda que se vão apresentar aos sacerdotes, para que estes, dentro das suas competências (Levítico 13,2-3), os pudessem declarar curados da lepra. Eles partem, sinal da plena confiança que depositam em Jesus, pois, quando se pôem a caminho, ainda continuam possuídos pela lepra. Na verdade, é depois de partirem, enquanto caminham, que se sentem curados! (Lucas 17,14).

 5. O centro do episódio começa agora. Os holofotes do narrador põem em grande destaque um dos dez leprosos que, sentindo-se curado, interrompeu a sua viagem e voltou para trás, louvando a Deus com voz grande, e veio agradecer a Jesus, prostrando-se aos seus pés! O narrador informa-nos que era um samaritano (Lucas 17,15-16), portanto herético, estrangeiro, excluído, da região «daquele estúpido povo que habita em Siquém», para o dizer com as palavras de Ben-Sirá 50,26.

 6. Jesus louva a fé deste excluído, e deixa entender que a fé não consiste simplesmente em cumprir ordens, mas também em proclamar a boa nova da salvação, em reconhecer a graça recebida diante daquele que a concedeu, com uma voz tão grande como o grito com que antes se lha pediu. Esta voz nova de louvor e de alegria precede mesmo o cumprimento dos ritos de purificação, precede qualquer rito, interrompe qualquer viagem, passa à frente de qualquer negócio. É já a segunda vez que Lucas nos mostra um samaritano a interromper a sua viagem. A primeira vez é naquela estrada que descia de Jerusalém para Jericó, quando um samaritano se debruça por amor sobre um homem meio morto (cf. Lucas 10,33-34). O viajante mesmo é Jesus. O seu discípulo, atento e sensível, segue o Mestre, e, ao seguir o Mestre, corta estradas velhas, abre estradas novas! Parte sempre de Jesus, chega sempre a Jesus, princípio e meta de todo o seu caminhar.

 7. O contraponto musical vem naturalmente do sírio Naamã, que se vê curado da sua lepra seguindo as instruções do profeta Eliseu, a quem recorre (2 Reis 5,14-17). Na verdade, Naamã tem de se desfazer, primeiro, de todas as evidências e de todo o tom negocial e diplomático. Naamã tem apenas de aprender a colocar-se nas mãos de Deus, para renascer puro como uma criança (2 Reis 5,14).

 8. Deus é fiel e não pode dar o dito por não dito, diz Paulo a Timóteo (2 Tm 2,8-13), a quem incentiva a proclamar a Palavra de Deus. Paulo está preso. Mas a Palavra de Deus anda sempre à solta, e mais dia menos dia há-de encontrar-nos, para nos salvar. Jesua veio, de facto, procurar e salvar o que estava perdido (Lucas 19,10). E aí estamos outra vez a fechar o círculo com o Evangelho de hoje na mão.

 9. Kýrie, eléêson, faz-nos graça, Senhor, e dá-nos um coração samaritano.

António Couto

3 respostas a UM CORAÇÃO SAMARITANO

  1. adriana diz:

    SEÑOR DANOS UN CORAZON CAPAZ DE RECONOCER LAS GRACIAS RECIBIDAS A TRAVEZ DE MESA DE PALABRAS Y PODER LLEVARLAS CON URGENCIA AMOROSA A NUESTROS HERMANOS CON MUCHA PRISA !

    QUE ASI SEA . adriana

  2. Maria Helena Gonçalves diz:

    “Kýrie, eléêson, faz-nos graça, Senhor, e dá-nos um coração samaritano.”

    Em união, creio firmemente que “a Palavra de Deus anda sempre à solta, e mais dia menos dia há-de encontrar-nos, para nos salvar”

    Com coração confiado e agradecido “Dêmos graças a Deus por tudo!”

    Mª Helena

  3. António diz:

    Olá, D. António Couto.
    Ao longo da nossa vida, recebemos muitas graças de Deus.
    E o melhor agradecimento é usar bem o que recebemos.
    D. António, mesmo vivendo longe de nós,faz chegar a palavra de Deus a
    cada um de nós. Muito obrigado.
    Hoje é um dia histórico para a Igreja católica e para Portugal. O Santo
    Padre, consagrou o mundo à virgem Maria, Mãe de Deus, Mãe da
    Igreja, Rainha de Portugal. È um ano inesquecível, alegremos-nos.
    Viva nossa Senhora de Fátima, viva.
    Um abraço.

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